segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto oficial nesta terça

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte faz o seu 5º Concerto Oficial da temporada 2009, nesta terça-feira(27), no palco do Teatro Alberto Maranhão, a partir das 20 horas. No repertório, o regente André Muniz escolheu composições que destacam a atuação do violino, uma vez que o solista convidado é o violinista paraibano Ronedilk Dantas. Ingressos a R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).

Ronedilk Dantas - solista convidado

Iniciou seus estudos de música em 1979 na Escola de Música Antenor Navarro em João Pessoa. Ingressou em 1980 no curso de extensão da UFPB onde estudou violino sob a orientação do professor Yerko Tabilo, com quem finalizou em 1994 o Bacharelado em Música. Ao longo de sua formação como violinista, participou dos principais festivais de música do país, tendo a oportunidade de ser orientado por renomados mestres tais como Elisa Fukuda, Paulo Bosísio, Sidney Hart, entre outros.

Foi vencedor e melhor intérprete de música Brasileira no X Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba (1989) e no I Concurso Norte-Nordeste da Escola de Música da UFRN. Ingressou em 1993 no Quinteto da Paraíba iniciando uma notável carreira como camerista e divulgador da Música Nordestina e Armorial, participando de diversos festivais nacionais e internacionais como o Festival de Flandres. Como solista atuou sob a regência dos maestros Osvaldo D’Amore, Elena Herrera, Eleazar de Carvalho, Luiz Carlos Durier, Guilherme Mannis, entre outros. Atualmente é professor de violino e música de câmara da Escola de Música da UFRN.

PROGRAMA

Concerto Para Violino e orquestra em Mi menor, opus 64, de Felix Mendelssohn (1809-1847) - Composto entre 1838-1844. O concerto para violino em Mi menor, op. 64 é tido como o mais popular entre todos os concertos para este instrumento. Seguindo a estrutura de divisão em três movimentos (rápido-lento-rapido) os mesmos são executados de forma contínua, sendo essa uma das inovações dessa peça.

Haroldo na Montanhas: Serenata de um montanhês dos abruzos cantando a sua amada, de Hector Berlioz (1803-1869). Composta em 1834, Haroldo na Itália é uma sinfonia em quatro movimentos baseada em um poema de Byron e tem a Viola como instrumento que executa um motivo condutor que permeia os quatro movimentos da obra, simbolizando o Herói Haroldo. Cada um dos movimentos ilustra uma passagem contida no poema que serve de programa.

Fonte:dn online

Nenhum comentário: